domingo, 12 de outubro de 2008

a maldição do "velox-carroça" da OI/Telemar na Bahia (e no Brasil...)...

estou divulgando, abaixo, cópia da matéria veiculada pelo blogueiro saint clair
no seu site "ColandoPixel.com" e no "Google Groups Blogs-BA" com o título-desabafo

"GVT x Oi Velox: - Eu fiz a escolha feliz ;) e de quebra mandei o Velox pra puta que pariu.".

Eis o que o saint clair relata:

" Vou contar uma historinha de minha experiência com o serviço Oi Velox aqui em Salvador/BA. Trabalho com internet e preciso de uma conexão estável e com uma velocidade que tenha um custo benefício melhor que a linha discada, foi aí que contratei a Velox, deve ter mais ou menos 5 anos que contratei o serviço, comecei com o plano de 128kbps, se não me engano, depois mudei para 256kbps, que acabou virando 300kbps, 600kbps e 1mega.

Na época eu não tinha referência de conexão boa e achava o serviço de 256kbps ótimo, migrei para o de 512kbps, não vi muita diferença, logo depois mudaram a nomeclatura para 600kbps. Até aí nada demais, o problema foi migrar para 1MEGA, pronto, começou a a saga “Oi Conta Total“.

Eu tive a brilhante idéia de fazer um upgrade para um plano que me oferecesse telefone fixo (ligações locais com minutos ilimitados) + celular (200 min para qualquer operadora) + 1mega de internet “BANDA LARGA”.

Ok, fui na loja da OI no Salvador Shopping, fui atendido por um atendente lá, que não me lembro o nome, educado, paciente, me garantiu que seria “1 Mega real“, que não haveria perda, e blá, blá, blá, blá… conversa de vendedor, mesmo se não falasse nada, eu iria aceitar, qual a minha alternativa? Estava refém mesmo. Pois bem, fechei o contrato, R$ 194,00 reais mensais pelo serviço, na mesma hora foi solicitado a mudança, ele me garantiu que em três dias úteis a velocidade seria alterada. OK, acreditei e fui para casa. Passaram-se 5 dias e não notei melhora alguma, fui no site http://www.testesuavelocidade.com.br e claro, fiz o teste, a taxa de download chegava numa média de de 350kbps, deveria ser pelo menos 1000 kbps, pois, contratei 1mega.

Liguei para o suporte Velox e para minha surpresa ninguém havia solicitado a mudança para 1 mega ainda, tudo bem, eu sou brasileiro e não desisto nunca. Depois de transferir umas 4 vezes para outros setores de lá, só faltei falar com o presidente da OI, mas valeu a pena, consegui alterar para 1mega, quer dizer, consegui mais uma promessa de mudança, fiquei mais ou menos 2 horas no telefone para conseguir essa façanha.

Uma semana depois, nada de sair dos 350kbps, minha net ainda estava uma droga, foi aí que liguei para o suporte da OI, e o corno que me atendeu me falou que a solicitação da semana passada estava na fila, depois de contar a história toda novamente a ele, ele disse que iria mudar na hora, implorei, pedi pelo amor de Deus, que só tinha ele para me ajudar, foda, eu tive que implorar para mudarem uma coisa que era meu direito… Só no Brasil. A alma caridosa do filho da puta apareceu e aumentou a conexão lá, na mesma hora, ele falou: - senhor, basta reiniciar o modem agora. Eu pergunto: - PRA QUE PORRA EU TINHA QUE ESPERAR UMA SEMANA PARA VER SE ESSA DESGRAÇA FUNCIONAR?

Fui lá fazer o teste no site, pronto, percebi um ganho de performace, subiu para 450kbps… Puta que pariu, é revoltante… liguei para o suporte novamente e nessa altura do campeonato eu já tinha uns 10 protocolos, 6 nomes de atendentes diferentes, uns 5 telefones para atendimentos diversos e minha paciência já tinha acabado faz tempo.

Liguei para o suporte e pra variar era outro atendente, tive que explicar tudo novamente, desde o início, não sei para que porra protocolo serve, eles nunca anotam as coisas mais importantes lá, falei com um cara e quando eu disse o meu bairro era do Garcia, putz, veio a resposta que eu não queria ouvir: - Senhor, a caixa do garcia está congestionada, lá deve ir no máximo para 600kb, não adianta alterar para 1mega. Depois de ouvir esta resposta, eu parei, pensei, pedi aos deuses da internet que mandassem uma luz, um cabo, um wireless, uma conexão a rádio, sei lá que porra poderia resolver meu problema.

E os deuses dos bits ouviram minha súplica. No dia seguinte, para minha surpresa, estavam quebrando a rua toda aqui no Garcia, fazendo buracos nas calçadas, vários operários trabalhando, eu sem saber o que era perguntava para tudo mundo, e ninguém sabia me responde, até que meu pai, perguntou para os operário lá, foi aí que ele me falou que era uma empresa de telefonia.

Uma semana depois de concluída a obra, eu já conformado com minha internet “BANDA LARGA”, recebo a visita de dois atendentes de uma tal de GVT.

Uma semana depois, nada de sair dos 350kbps, minha net ainda estava uma droga, foi aí que liguei para o suporte da OI, e o corno que me atendeu me falou que a solicitação da semana passada estava na fila, depois de contar a história toda novamente a ele, ele disse que iria mudar na hora, implorei, pedi pelo amor de Deus, que só tinha ele para me ajudar, foda, eu tive que implorar para mudarem uma coisa que era meu direito… Só no Brasil. A alma caridosa do filho da puta apareceu e aumentou a conexão lá, na mesma hora, ele falou: - senhor, basta reiniciar o modem agora. Eu pergunto: - PRA QUE PORRA EU TINHA QUE ESPERAR UMA SEMANA PARA VER SE ESSA DESGRAÇA FUNCIONAR?

Fui lá fazer o teste no site, pronto, percebi um ganho de performace, subiu para 450kbps… Puta que pariu, é revoltante… liguei para o suporte novamente e nessa altura do campeonato eu já tinha uns 10 protocolos, 6 nomes de atendentes diferentes, uns 5 telefones para atendimentos diversos e minha paciência já tinha acabado faz tempo.

Liguei para o suporte e pra variar era outro atendente, tive que explicar tudo novamente, desde o início, não sei para que porra protocolo serve, eles nunca anotam as coisas mais importantes lá, falei com um cara e quando eu disse o meu bairro era do Garcia, putz, veio a resposta que eu não queria ouvir: - Senhor, a caixa do garcia está congestionada, lá deve ir no máximo para 600kb, não adianta alterar para 1mega. Depois de ouvir esta resposta, eu parei, pensei, pedi aos deuses da internet que mandassem uma luz, um cabo, um wireless, uma conexão a rádio, sei lá que porra poderia resolver meu problema.

E os deuses dos bits ouviram minha súplica. No dia seguinte, para minha surpresa, estavam quebrando a rua toda aqui no Garcia, fazendo buracos nas calçadas, vários operários trabalhando, eu sem saber o que era perguntava para tudo mundo, e ninguém sabia me responde, até que meu pai, perguntou para os operário lá, foi aí que ele me falou que era uma empresa de telefonia.

Uma semana depois de concluída a obra, eu já conformado com minha internet “BANDA LARGA”, recebo a visita de dois atendentes de uma tal de GVT.

Subiram, me explicaram sobre seus planos e produtos, na hora, eu tive vontade de chorar, emocionado que fiquei… O preço nem importava mais, poderia ser o dobro da OI, era uma questão de honra me livrar dessa DESGRAÇA DE SERVIÇO.

Pois bem, fiz um contrato com eles no plano Turbonet MEGA MAXX 5Mbps no valor de R$141,15.

O que tem este plano: uma linha fixa, com 300min para qualquer operadora, 5megas para downloads “GARANTIDOS E REAIS”, sendo que 1mega de upload. O upload eles não garantem 1mega, se for compartilhado em um prédio por exemplo, com várias contas, uma para cada apartamento, cada um pagando o seu claro, 1mega do upload fica dividido, o download não divide, é real e fixo. Como no meu prédio só quem utiliza a GVT sou eu mesmo, o desempenho aqui é fantástico.

O TESTE:

Paguei para ver e vi. Tá bom que qualquer coisa era melhor que a velox, mas, não precisava humilhar.

Nos testes de velocidade no site, onde eu não passava dos 450kbps, hoje eu chego a 5.892 kbps, isso mesmo, eles enviam um link maior para prever as perdas de velocidade no caminho, enquanto a velox fazia a propaganda que poderia chegar a 1mega, a GVT disse pra mim que 5megas é o mínimo que eles garatem.

Meus problemas acabaram, na minha rotina de atualização de sites, onde para fazer um upload de um arquivo em um dos meus servidores, conseguia no máximo 4kb, os mesmos arquivos, no mesmo servidor, eu chego na taxa entre 80 a 140kb por segundo. Depende do arquivo, da hora e do que você esteja fazendo, mas sempre acima de 80kb.

Aqui em casa são 3 máquinas compartilhadas, a máquina mais longe, que pega o sinal wireless, o link chega na máquina a 4megas de média, contando que são 15 metros do AP, o sinal ainda passa por 2 paredes e mesmo assim a internet mantem um link muito bom.

Carregamento do youtube? Não sei mais o que é isso… Antigamente eu tinha que esperar uma média de 10min para ver um vídeo sem travamentos, hoje, é tempo real.

No geral é muito rápido, eu que era acostumado ao OI Velox Carroça então, é uma diferença estúpida, vale a pena mudar, e faça como eu, faça a escolha feliz ;) ".


eis o comentário que deixei no post do saint clair:

j.p.sartori outubro 12th, 2008 at 8:26 am

oi, saint clair :)

chorei de desgosto quando lí a “tua saga” que sintetiza o sofrimento absurdode todos bahianos e brasileiros que ainda estão no purgatório chamado OI, sucessora piorada da Telemar,
que por sua vez foi a sucessora (também piorada…) da falecida Telebahia.
mas a culpa não é da OI/Telemar e sim do órgão federal fiscalizador, a ANATEL, que recebe zilhões de reclamações, não toma nenhuma providencia e continua existindo, como se nada houvesse prá ser regulado… e se a ANATEL continuar existindo, a GVT muito breve seguirá os passos “vitoriosos” da coleguinha OI/Telemar…
trocar de operadora é a mesma coisa que trocar o técnico e deixar o time com a mesma diretoria e os mesmos jogadores, como vem fazendo o Sport Clube BAHIA :((
creio que num dado momento os blogueiros deveriam abrir mão do conformismo e do chororô e criar um movimento em defesa dos interesses do grupo…
parceiro: tomei a liberdade de enviar o teu artigo para o facebook ( http://www.facebook.com/profile.php?id=693412273&ref=name ) e para o twitter ( http://twitter.com/jotaesse ).

[ ]s
jotaesse
jotaesse@gmail.com


é isto...
e antes que alguém venha dizer que estamos fazendo propaganda da nova operadora
e acusando injustamente a atual (e existe uma ?!?!?!...), não se trata disto...
trata-se de defender nossos direitos, os direitos de quem paga caro e fica refém,
por 12 meses, de planos maliciosos como o "OI CONTA TOTAL" e do
descaso das "autoridades competentes " que não cuidam dos direitos do
consumidor cidadão brasileiro.

Nenhum comentário: